sexta-feira, 30 de julho de 2010

ADOREMOS!

“Graças e Louvores se dêem a Todo  momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.”

Nós, Católicos Apostólicos Romanos temos em nossa Igreja um enorme privilégio, que é poder contar com a presença Eucarística de Nosso Senhor Jesus Cristo diante de nossos olhos.

Mesmo considerando uma realidade em que muitos dentro da própria Igreja não dão a devida importância a Eucaristia, não há como julgar quem crê e quem não crê, quem acredita mais ou menos, afinal a Igreja mesmo nos convida a proclamar durante a Missa que esse é um “mistério da fé”.
Pensemos um pouco na fé. Popularmente o termo fé é definido por acreditar no que não se vê. E o que dizer quando é possível ver? No caso do Corpo e Sangue Eucarístico, penso que Jesus nos chamou a ir mais além. Vemos a Hóstia Consagrada levantada pelo Sacerdote, A vemos nas mãos dos Ministros Extraordinários da Comunhão, A vemos no Ostensório! O nosso desafio é ver além do que é material, é enxergar a presença real de Jesus e nos colocar em condição de povo que realmente “adora” o milagre que nos foi revelado pela misericórdia de Deus. Faço essa reflexão porque nós do Projeto Iluminai-vos temos sentido e percebido o forte clamor de Deus que nos pede a Adoração. “Na Adoração é que as coisas acontecem” é uma expressão que já se tornou comum entre nós, que temos tentado acatar e seguir as palavras de ordem que são: Confie mais, Adore mais!
Desde o início de nossas atividades vemos os nossos caminhos indo ao encontro da Adoração e essa realidade têm se confirmado e fortalecido cada vez mais quando observamos o quanto os momentos de Adoração nos edificam. Além disso, a maioria dos momentos em que temos a oportunidade de ser “Iluminai-vos” são diante do Santíssimo Sacramento, e ainda tivemos a graça de termos irmãos que foram chamados a se prepararem para esse Ministério.
Utilizando as palavras da canção dizemos: Como responder a este amor imenso que recebo assim, senão amando, consumindo-me de amor... Deus tem nos revelado a importância crucial da Adoração. Deus quer ser adorado e assim nos fortalecer para sermos instrumentos mais eficazes. O povo tem sede e carências e nós como Iluminados de Deus temos a missão de anunciar Aquele que pode a todos saciar.
Que Deus nos dê a graça de ter um coração que O adore cada vez mais. Que estando diante do mistério de fé e amor encontremos direção e força para realizarmos tudo aquilo que Deus sonhou e confiou a nós.
Durante as próximas semanas, nas quinta-feiras, publicaremos textos traduzidos do Padre americano John A. Hardon, S.J. Esse sacerdote falecido em 2000 foi o fundador do Apostolado da Santíssima Trindade, escritor e estudioso de Teologia. Esses textos contêm reflexões sobre a Santíssima Eucaristia. Aguardem!

Com a proteção de Deus, as bênçãos de Jesus, iluminados pelo Espírito Santo, seremos um só povo. Jo 17:21


Tatiane Rodrigues
ILUMINAI-VOS | Movimento de Amor  

segunda-feira, 19 de julho de 2010

JORNADA DA JUVENTUDE - DE 29/07 A 01/08


Você Jovem que procura um sentido na vida e que muitas vezes se viu em questionamento da vivência da sua fé, venha participar desta JORNADA e garantimos que descobrirá que pode viver sua fé em Cristo de uma forma muito interessante! Somos Jovens e convidamos a ser conosco o Rosto Jovem de Cristo em nosso mundo! ;-)

Do dia 29 ao dia 31/07 será as 19:30hs e no dia 01/08 as 18:00hs

Local: Igreja Santa Cecília (Jacareí)


ESPERAMOS POR VOCÊ!!!




****

quinta-feira, 15 de julho de 2010

No caminho que Deus desejou pra mim!

Jesus então contou: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto. (Lucas 10,30)
Quantos de nós ao longo da vida fomos assaltados e maltratados, roubaram nossa dignidade e nossos sonhos? Quando crianças as pessoas tem sonhos: ser a primeira bailarina do teatro municipal, jogador, artista, ter uma casa linda, encontrar o grande amor da sua vida, casar e tantos outros... E você talvez recorde quais eram seus sonhos dos 7 anos, 15 anos e dos 18 anos, quantas coisas lhe vêem ao coração?

Mas com o tempo as coisas podem mudar, e a rotina, pessoas e situações da vida podem lhe roubar, lhe deixar quase morto. Ressentimentos e tristeza assolam seu coração e o sorriso daquele adolescente sonhador se perde numa feição amarrada. Interromperam sua bela viagem e roubaram sua bagagem, seus valores e se não bastasse feriram seu coração.


E caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram;

Vem-me a mente nesse momento pessoas desiludidas amorosamente, desempregados, jovens recém formados e perdidos nesse universo chamado mercado de trabalho, que é tão desleal! Donas de casa frustradas com maridos e filhos, que hoje não se vêem fazendo outra coisa, pessoas entusiasmadas com projetos, para igreja, sociedades, escolas, empresas e que por vaidade de pessoas “mais experientes”, velhas e frustradas - os “franqueados do encardido” - foram caladas cruelmente e hoje estão à beira do caminho.

E talvez você passou a ser um ladrão de sonhos também: quando vê um casal de namorados no início de namoro e fica cético, já sentenciando o fim do relacionamento. Quando um jovem inicia, entusiasmado, uma carreira ou até mesmo se envolve mais com a igreja e você diz: “isso vai passar, é fogo de palha”. Porque tanta tristeza e ceticismo?

Isso acontece porque você ficou ferido, quase que morto e está à beira do caminho. Roubaram seus sonhos, sufocaram seu coração, cegaram sua visão. E assim as pessoas se tornam vazias e egoístas e só enxergam suas próprias vidas. Já tem medo de amar, não acreditam no amor, emitem opiniões negativas, só sabem reclamar e não conseguem fazer nada pra melhorar.
Mas temos uma boa notícia: Hoje Jesus é o bom samaritano que passa na estrada da nossa vida, se compadece e vem cuidar das feridas, curar os corações, restaurar vidas.

Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele. (Lc 10,34)

Jesus aproxima-se da nossa vida, cuida de nós, da nossa história. Ele coloca azeite sobre nós, que é seu Espírito, e nos dá vinho que simboliza a alegria, alegria e entusiasmo que vem do Espírito que restituí a esperança.

Assim, Ele impulsiona nossos sonhos e com Ele, ousamos dizer: “eu posso, tudo posso”. Ele nos carrega em Seus braços, porque pagou o preço de sangue derramado na cruz para que tivéssemos paz e a vida.
Volte a sonhar! Mas sonhe os sonhos de Deus! A dona de casa pode ver o quanto é capaz de fazer e realizar por si e por muitos ainda, o idoso também! O jovem pode acreditar e ter esperança de realizar inúmeros projetos para mudar sua vida e sociedade, sem se alienar. Você moça ou rapaz pode acreditar no amor... sim você pode! Pois Jesus se aproximou de você!

Jesus lhe disse: Vai, e faze tu o mesmo (Lucas 10, 37)
 Diga para você mesmo: “Eu posso tudo naquele que me fortalece”. Sim você pode e é chamado a fazer o mesmo que Jesus: aproximar-se, usar da misericórdia e ser um missionário, um franqueado de Deus, ser um bom samaritano... e amar!

Amar quem? O teu próximo! Ajudar a resgatar o sonho das pessoas. Você é chamado a ser instrumento de Deus e contribuir para a restauração e cura dos corações, movido pelo mais puro amor.... movido por uma LUZ!!!

Você é chamado a ser um ILUMINADO e convocar a humanidade em alta voz: ILUMINAI- VOS!!!

Autor: Ricardo A. Leite
Iluminai-vos | Movimento de Amor

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Alegria de ser a “Igreja do Senhor”

6ª Caminhada da Amizade com Cristo | A Igreja Somos Nós



É com grande satisfação que nós do Iluminai-vos olhamos para o ato de fé realizado nesse último domingo e percebemos mais uma vez a misericórdia e amor de Deus derramado sobre nossas vidas.

Foi uma multidão que ornamentou as ruas de Jacareí com seu sorriso e sua voz testemunhando seu Amor à Cristo e sua Igreja. Pudemos contar com a participação das paróquias de Jacareí e também com algumas pessoas de cidades vizinhas, realizando aquilo que era primícia de tudo: mostrar o rosto da Igreja em sua pluralidade e diversidade, unindo e somando com nossos irmãos!




Durante o trajeto pelas principais ruas de nossa cidade, foi possível perceber a reação das pessoas que nos viam passar. A alegria e satisfação do povo que caminhava contagiava os que estavam pelo caminho, que saiam de suas casas ou locais de trabalho para ver de perto quem eram aqueles que enchiam a manhã de domingo de música e animação.

Para esses que viram, esperamos que nossa mensagem tenha ficado gravada. A mensagem de que quem encontrou Cristo, encontrou um tesouro e quem tem a Igreja como mãe, jamais fica desamparado!
Nossa caminhada encerrou-se com a Santa Missa no esporte clube Elvira, que foi pequeno para tanto entusiasmo! Estavam presentes membros do clero de Jacareí, seminaristas e pastorais de diversas paróquias.

A Missa presidida pelo Padre Pedro Graciano, da paróquia Imaculada Conceição foi marcada por um discurso efusivo desse Sacerdote que do princípio ao fim exaltou a importância de sermos o povo que constrói a imagem de Jesus Cristo no mundo.




Enfim resta-nos a gratidão a todos que “vestiram a camisa” e fizeram desse momento algo tão especial. E também a vontade de não deixar que a manifestação de nossa fé se limite a situações como essa!

Que o dia 04 de julho de 2010 fique em nossa memória como o dia que o povo Católico Apostólico Romano de Jacareí despertou para propagar o Amor e a alegria do Cristo que vive e reina. Que tenha sido o primeiro de muitos momentos em que teremos a ousadia e o orgulho de viver e defender nossa fé. Que tenha sido uma semente plantada no coração de nossos líderes para que cada vez mais nossa força de “ser Igreja” possa ser utilizada através da união e comunhão de diferentes paróquias.

E mais ainda que tudo que fizermos seja sempre para a honra e glória de Deus!

“Jesus, a pedra angular. Pedro, a primeira “pedra” utilizada para a edificação de nossa Igreja... Que nós saibamos, também, nos colocar na condição de pedras. Pedras que são firmes ao demonstrar sua fé e que servem para construir e edificar a Igreja de Cristo.” (Padre Pedro Graciano)

Autor: Tatiane Rodrigues
Iluminai-vos | Movimento de Amor