quinta-feira, 15 de julho de 2010

No caminho que Deus desejou pra mim!

Jesus então contou: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto. (Lucas 10,30)
Quantos de nós ao longo da vida fomos assaltados e maltratados, roubaram nossa dignidade e nossos sonhos? Quando crianças as pessoas tem sonhos: ser a primeira bailarina do teatro municipal, jogador, artista, ter uma casa linda, encontrar o grande amor da sua vida, casar e tantos outros... E você talvez recorde quais eram seus sonhos dos 7 anos, 15 anos e dos 18 anos, quantas coisas lhe vêem ao coração?

Mas com o tempo as coisas podem mudar, e a rotina, pessoas e situações da vida podem lhe roubar, lhe deixar quase morto. Ressentimentos e tristeza assolam seu coração e o sorriso daquele adolescente sonhador se perde numa feição amarrada. Interromperam sua bela viagem e roubaram sua bagagem, seus valores e se não bastasse feriram seu coração.


E caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram;

Vem-me a mente nesse momento pessoas desiludidas amorosamente, desempregados, jovens recém formados e perdidos nesse universo chamado mercado de trabalho, que é tão desleal! Donas de casa frustradas com maridos e filhos, que hoje não se vêem fazendo outra coisa, pessoas entusiasmadas com projetos, para igreja, sociedades, escolas, empresas e que por vaidade de pessoas “mais experientes”, velhas e frustradas - os “franqueados do encardido” - foram caladas cruelmente e hoje estão à beira do caminho.

E talvez você passou a ser um ladrão de sonhos também: quando vê um casal de namorados no início de namoro e fica cético, já sentenciando o fim do relacionamento. Quando um jovem inicia, entusiasmado, uma carreira ou até mesmo se envolve mais com a igreja e você diz: “isso vai passar, é fogo de palha”. Porque tanta tristeza e ceticismo?

Isso acontece porque você ficou ferido, quase que morto e está à beira do caminho. Roubaram seus sonhos, sufocaram seu coração, cegaram sua visão. E assim as pessoas se tornam vazias e egoístas e só enxergam suas próprias vidas. Já tem medo de amar, não acreditam no amor, emitem opiniões negativas, só sabem reclamar e não conseguem fazer nada pra melhorar.
Mas temos uma boa notícia: Hoje Jesus é o bom samaritano que passa na estrada da nossa vida, se compadece e vem cuidar das feridas, curar os corações, restaurar vidas.

Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele. (Lc 10,34)

Jesus aproxima-se da nossa vida, cuida de nós, da nossa história. Ele coloca azeite sobre nós, que é seu Espírito, e nos dá vinho que simboliza a alegria, alegria e entusiasmo que vem do Espírito que restituí a esperança.

Assim, Ele impulsiona nossos sonhos e com Ele, ousamos dizer: “eu posso, tudo posso”. Ele nos carrega em Seus braços, porque pagou o preço de sangue derramado na cruz para que tivéssemos paz e a vida.
Volte a sonhar! Mas sonhe os sonhos de Deus! A dona de casa pode ver o quanto é capaz de fazer e realizar por si e por muitos ainda, o idoso também! O jovem pode acreditar e ter esperança de realizar inúmeros projetos para mudar sua vida e sociedade, sem se alienar. Você moça ou rapaz pode acreditar no amor... sim você pode! Pois Jesus se aproximou de você!

Jesus lhe disse: Vai, e faze tu o mesmo (Lucas 10, 37)
 Diga para você mesmo: “Eu posso tudo naquele que me fortalece”. Sim você pode e é chamado a fazer o mesmo que Jesus: aproximar-se, usar da misericórdia e ser um missionário, um franqueado de Deus, ser um bom samaritano... e amar!

Amar quem? O teu próximo! Ajudar a resgatar o sonho das pessoas. Você é chamado a ser instrumento de Deus e contribuir para a restauração e cura dos corações, movido pelo mais puro amor.... movido por uma LUZ!!!

Você é chamado a ser um ILUMINADO e convocar a humanidade em alta voz: ILUMINAI- VOS!!!

Autor: Ricardo A. Leite
Iluminai-vos | Movimento de Amor

Nenhum comentário: