terça-feira, 17 de agosto de 2010

Família

Celebramos há pouco tempo a Semana da Família. E como não poderia deixar de ser, paramos por alguns instantes para refletir sobre esse grande dom chamado “Família”. Na família se encontra a origem de nossas relações com o mundo. É a família que orienta, apóia, molda, aconselha e envia.
Se realmente pudéssemos constatar a importância aparente e profunda dessa Igreja Domiciliar, nossa postura seria de infinito respeito e zelo pelos valores familiares.

4 Respondeu-lhes Jesus: Não lestes que o Criador, no começo, fez o homem e a mulher e disse: 5 Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e os dois formarão uma só carne? 6 Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu. (Mt 19: 4-6)

Muito se fala hoje sobre a “família moderna”, de todos os tipos mais variados e inusitados. Porém é muito importante ter bem claro em nossas mentes e coração que por mais que muitos exemplos e afirmações tentem mudar a verdade, a Família como Instituição Sagrada, berço de valores, lugar de sentimentos puros, existe! E é mais forte do que qualquer contradição.
Na família aprendemos a amar de maneira mais desinteressada, aprendemos a lidar e conviver com as diferenças, aprendemos a ter limites, a respeitar. Acredito que quando Deus pensou na família, Ele quis nos dar um lugar de refúgio, de descanso para a alma... mas sabemos que por inúmeras questões, essa intenção, muitas vezes, não se concretiza. Como cristãos chamados a ser “Luz”, temos que defender a família, lutar por ela, querer conservá-la, edificá-la e construí-la.

♫ E não sabem dar valor pra essas coisas... Ter um lar é um tesouro! ♪ (Cara de Família – Grecco)

O amor de um casal que decide se unir em Matrimônio e gerar um lar, na superação, aprendizado, e no sim de cada dia, é sinal de Deus, é instrumento de paz e conversão! Através desse amor, que de tão grande transborda e gera vida, meninos e meninas vêm a esse mundo, e enxergando a graça e benção de viver em família, crescem e almejam continuar esse ciclo de amor que traz um pouco do céu até a terra.

1 Feliz o homem que tem uma boa mulher, pois, se duplicará o número de seus anos. 2 A mulher forte faz a alegria de seu marido, e derramará paz nos anos de sua vida. 3 É um bom quinhão uma mulher bondosa; no quinhão daqueles que temem a Deus, ela será dada a um homem pelas suas boas ações. 4 Rico ou pobre, (o seu marido) tem o coração satisfeito, e seu rosto reflete alegria em todo o tempo. (Eclo 26: 1-4)

Você lendo tudo isso pode questionar e até desdenhar dizendo: Viver em família é muito difícil! A família tem muitos problemas hoje! Hoje a família se destrói facilmente!
De fato não podemos negar as atuais dificuldades, poder-se-ia aqui listar um grande número de problemas e absurdos que acontecem nas famílias hoje, mas para que exaltar tudo isso? Para que focar esses fatos que já tem tido muito ibope por aí?

Toda a doutrina social que visa destruir a família é má, e para mais inaplicável. Quando se decompõe uma sociedade, o que se acha como resíduo final não é o indivíduo, mas sim a família. (Victor Hugo)

Deus sempre quer nos trazer a “Boa Nova”! Vejamos a possibilidade de amor que existe na família, amor que pode fortalecer nossa esperança e extrair o melhor que há em nós. Por isso, que sejamos grandes intercessores que rezam e protegem a família!

♫ E se por acaso a dor chegar ao teu lado vão estar. Pra te acolher e te amparar, pois não há nada como um Lar. ♪ (Tua Família – Anjos de Resgate)

Que o casal não desista do amor. Que homem e mulher prefiram construir, mesmo em meios às dificuldades, um relacionamento que tenha significado, que seja alheio a todo o vazio que nos têm oferecido. Que eles se preocupem e se empenhem em dedicar o máximo de tempo possível aos seus filhos, para os que espreitam os lares querendo tirar a graça divina do seio da família, não se aproximem!

1 Filhos, obedecei a vossos pais segundo o Senhor; porque isto é justo. 2 O primeiro mandamento acompanhado de uma promessa é: Honra teu pai e tua mãe, 3 para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra (Dt 5,16). 4 Pais, não exaspereis vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e doutrina do Senhor. (Efe 6: 1-4)

Que os filhos aprendam em casa a amar e respeitar o próximo, e aprendam também a se valorizar e respeitar o próprio corpo. Que eles aprendam a sonhar e a querer construir com seus projetos uma sociedade melhor e mais justa para as outras gerações que hão de vir!

♫ Que marido e mulher tenham força de amar sem medida. Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão. Que as crianças aprendam no colo, o sentido da vida. Que a família celebre a partilha do abraço e do pão!

Que marido e mulher não se traiam, nem traiam seus filhos!Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois!
Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho, seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois!

Que a família comece e termine sabendo onde vai. E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai. Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor. E que os filhos conheçam a força que brota do amor!
Abençoa, Senhor, as famílias! Amém! Abençoa, Senhor, a minha também! ♪ (Oração pela Família – Pe. Zezinho)

Sagrada Família, rogai por nós!!!


Autor: Tatiane Rodrigues
 Iluminai-vos | Movimento de Amor

Nenhum comentário: