segunda-feira, 2 de agosto de 2010

GRUPO DE JOVENS NOVA ALIANÇA

No dia 02 de agosto de 1997, iniciava-se o Grupo de Jovens Nova Aliança. Era um sábado às 17:30 na Capela Santa Maria no bairro de mesmo nome. Tudo nasceu da iniciativa de alguns jovens que participavam do Grupo Juvac, que sentiram o chamado de Deus para inaugurar um Grupo no Santa Maria.
É memorável o momento em que o Alex – hoje Padre Alex – apresentou Carlos, Denílson e Anderson ao Ricardo, dizendo que eles tinham a intenção de formar um Grupo da Renovação Carismática Católica (RCC) e a recomendação foi que providenciassem uma lista de interessados e que todos começassem a rezar nessa intenção.
Passado quase um mês, esses três jovens abordaram o Ricardo após uma pregação dizendo que eles já tinham a lista. O entusiasmo deles era contagiante! Do outro lado, Ricardo, Renato, Juliana e Kelly eram monitores de Crisma, e tinham alguns Crismandos também interessados no projeto: como Fernanda e Leandro.
Assim formado esse primeiro grupo de pessoas, foi marcada uma reunião na casa da Juliana para que fosse partilhado o que cada um pretendia com esse grupo. Essa reunião aconteceu no dia 09 de julho de 1997 e a partir daí, esses jovens passaram e se ver com mais constância.
O que ajudou na criação desses vínculos de amizade foi que muitas dessas pessoas já citadas acima, já nutriam a relação de “Monitor e Crismando”, além disso, houve uma missa em que essas pessoas tocaram e cantaram juntas, mesmo antes do grupo ser oficialmente constituído.
Nesse dado, pensamos que desde essa época, Deus já nos convidava e ser parte da Liturgia, a estarmos reunidos na Santa Missa, celebrando e nos colocando a serviço, algo que continua crescendo dentro de nós.
Nesse dia da missa, a Celina, uma das responsáveis pela comunidade foi dizer ao Padre Vieira – nosso pároco na época – que ele pedisse à juventude que iniciasse um Grupo na Comunidade. Isso foi para nós como um sinal de Deus, e então, fomos procurar a coordenadora da Comunidade –  a Linda – e depois, o Diácono Eloi.
Dados esses passos, fomos até o Padre Vieira em um dia em que ele estava atendendo confissões. Foi interessante aquele povo todo entrando no confessionário para pedir a benção do Padre para nosso projeto. E, graças a Deus, conseguimos essa benção!
A partir daí, as coisas foram acontecendo de maneira muito natural. Deus nos surpreendia e unia cada dia mais por meio na nossa comunhão e amizade. A escolha do nome do Grupo e outras decisões foram tomadas de maneira descontraída, refletindo o que realmente éramos – uma juventude, com todas suas características típicas da idade, mas com sede de Deus!
Depois dessa vontade cada vez maior de estarmos juntos, de nos vermos constantemente para rezar, para festinhas e tantas outras coisas, escolhemos uma data para iniciarmos o Grupo, também dividimos as tarefas e definimos nossos propósitos que eram:
1) - evangelizar os jovens do bairro
2) - ajudar nas tarefas da comunidade
3) - agir segundo a espiritualidade da RCC
O início foi confuso, com a decisão de coordenação e toda organização do Grupo, e os primeiros coordenadores foram Alex e Ricardo. E como tivemos a graça de ver em nossas decisões a vontade de Deus, até hoje fazemos memória de uma passagem que nos inspirou:
É então o momento de habitardes em casas confortáveis, estando esta casa em ruínas? Eis o que declara o Senhor dos exércitos: considerai o que fazeis! Subi a montanha, trazei madeira e reconstruí a minha casa; ela me será agradável e nela serei glorificado, - oráculo do Senhor. (Ageu 1: 4-5 . 8)  
Não tivemos dúvidas que a vontade de Deus era que nos lançássemos!
Hoje faz 13 anos que essa história se iniciou estando intimamente ligada ao nosso “ser”, nossas escolhas, nossos projetos pessoais. E como diz a atual coordenadora desse Grupo tão amado, Rafaela – a Firmezinha – a palavra que brota do nosso coração é “Gratidão”. Gratidão por termos sido amparados e acreditados por um Deus de infinito amor e misericórdia. Gratidão pela força do Espírito Santo que esteve sobre aqueles que iniciaram esse grupo, que foram ousados, que deram o seu sim. Um “sim” que ecoa há 13 anos, e que durante todo esse tempo, tem direta ou indiretamente inspirado e tocado o coração de muitas pessoas!
Olhando para nossa história vemos tantas lembranças lindas! Tantos momentos de demonstração de verdadeira amizade e amor, tantos sinais de Deus, tantos projetos e sonhos realizados!
Quantos foram os retiros de carnaval – sempre com muitos retirantes, as Santas Missas, as limpezas da Capela, teatros e danças, festas da comunidade, terços nas casas, shows... além de tantas vigílias, formações da qual participamos buscando crescimento espiritual, as coordenações, os ministérios... os momentos de alegria, as confraternizações, os momentos de provação em que Deus na sua maneira perfeita nos ensinou, moldou e melhorou!  
O que mais dizer? Quantos testemunhos e histórias de vida, tão abençoadas, tivemos e ainda temos por meio desse Grupo? O quanto a nossa contribuição, grande ou pequena, por muitos ou poucos anos, transformou e transforma nossas vidas e através disso, a vida de muitos.
Quantas vidas foram tocadas pelas Mãos do Senhor através do “Nova Aliança”? Acreditamos que jamais teremos a exata dimensão do quanto Deus agiu e age através desse Grupo.  Mesmo depois de 13 anos, Deus ainda continua nos chamando e surpreendendo! Como negar a influência intrínseca do Nova Aliança em tudo que tem acontecido desde o final do ano passado?
Esse grupo criou em nós uma ligação Divina com as pessoas que conhecemos e com as quais trabalhamos e convivemos nesse Grupo. Verdadeiramente uma família, que se afasta, se une novamente e prova mais uma vez o Amor de Deus e comunga da certeza que nascemos para isso! Fazemos parte desse Grupo, dessa Família, desse Projeto... do qual já saíram vocações sacerdotais, matrimoniais, amizades fortes e verdadeiras... tesouros, presentes de Deus!
E quantos corações a mais Deus irá tocar através desse Grupo?
O Nova Aliança é nossa base, nossa origem! A história que sempre iremos trazer no coração! A história que nos formou e continua nos convidando a nos lançar em novos Projetos. Se não existisse Nova Aliança, não existiria Iluminai-vos!
Por isso, convidamos você que está lendo esse texto, a fazer parte dessa família! Todos os domingos no Salão da Igreja Santa Cecília, às 17h.
 “Pois Deus constituiu de nós jovens uma nação de Louvor e Adoração” (Pe. Alex)

Autores: Ricardo A. Leite
 Tatiane Rodrigues
Iluminai-vos | Movimento de Amor

Um comentário:

Denilson disse...

Com certeza, ratificando essas palavras, também posso testemunhar as maravilhas do Senhor ao longo desse tempo. Uma obra de Deus dura para sempre, mesmo que mude a forma, o local e as pessoas, mas o "Senhor é o mesmo ontem, hoje e sempre!"