quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A Presença Real: Cristo na Eucaristia! (parte 2)


A Eucaristia e a Santidade
Em Que Acreditamos?
Autor: Padre John A. Hardon, S.J.
A maneira mais simples de expressar o que Cristo nos pede para acreditarmos sobre a Presença Real é que ELE realmente é a Eucaristia. A Presença Real é o Jesus real. Nós devemos acreditar que a Eucaristia começou no ventre da Virgem Maria; que a carne que o Filho de Deus recebeu de Sua Mãe na encarnação é a mesma carne transformada do pão na Última Ceia. Se ela não tivesse dado a carne e o sangue a Ele, não haveria Eucaristia.

Nós devemos acreditar que a Eucaristia é Jesus Cristo – tão simples assim, sem complicações. É Deus tornado homem, na totalidade da Sua divina natureza, na totalidade de Seu corpo e alma, na totalidade de tudo que faz Jesus ser Jesus. Ele está na Eucaristia com Sua mente humana, unido a sua Divindade, com Suas mãos e pés, Sua face e sua aparência, Seus olhos, lábios, orelhas e narinas, com Sua afeição e emoções e, com ênfase, com sua Vida e seu Sagrado Coração, pulsante e físico.

É isso que nossa Fé Católica espera que nós acreditemos. Se acreditarmos nisso, somos Católicos. Se não acreditamos, não somos católicos, independentemente do que as pessoas pensam que somos.
Nossa fé é crença porque nós não vemos em que acreditamos. Nós aceitamos as palavras de Cristo que tudo isso está lá, ou melhor, aqui na Sagrada Eucaristia. A fé deve suprir, o que, como o Tantun Ergo canta, “os sentidos não percebem”. E a fé deve revelar o que a mente por si só não pode ver. Nunca esqueçamos desta frase, primeiro em Latim, lumen fidei, a luz da fé. Fé revela, fé descobre, Fé ilumina, Fé fortalece a mente para ver o que a mente sem fé não pode ver.

Pode nos soar estranho, mas quando acreditamos na Presença Real, acreditamos duplamente em coisas não vistas. Nós vemos apenas o que parece pão e vinho, tem gosto de pão e vinho, tem aroma de pão e vinho e, mesmo assim, devemos acreditar que atrás das aparências físicas está um homem. Fé número um. Além disso, devemos acreditar que atrás do homem não visto está Deus. Fé número dois. 
É alguma surpresa o fato da Igreja chamar a Eucaristia de Mysterium Fidei, ou o Mistério da Fé? Aqueles que aceitam a Presença Real aceitam implicitamente todos os mistérios da Cristandade. 
Eles acreditam na Trindade, no Pai que enviou seu Filho e no Filho que enviou seu Santo Espírito. Eles acreditam na Encarnação, e que o Filho de Deus se tornou homem como nós. Eles acreditam na divindade de Cristo, já que ninguém, mas Deus, poderia transformar o pão e o vinho em Seu próprio corpo e sangue. Eles acreditam na Santa Igreja Católica que Cristo fundou e em qual através de sucessivas gerações é transmitida a bispos e padres o incrível poder de fazer Cristo continuamente presente em meio a nós no Santíssimo Sacramento. Eles acreditam, contra todas as traições dos Judas da história e todo o ceticismo dos primeiros discípulos de Cristo, em uma cadeia indestrutível de fé desde a resposta de Pedro, quando Cristo questionou se ele se seus companheiros gostariam de deixar o Mestre. Que risco tomou Cristo. “Senhor”, Pedro olhou ao redor, “aonde iremos nós?” (e ele falou por todos nós). “Tu tens palavra de vida eterna, e nós acreditamos, nós sabemos, que Tu és o verdadeiro Santo de Deus.”

Existe uma oração na liturgia copta que perfeitamente responde a nossa primeira questão:
“Em que acredito quando eu acredito na Presença Real?” A oração segue um pouco longa, mas vale a pena:
“Eu acredito e irei confessar até meu último suspiro que este é o pão vivo que Seu único Filho, Nosso Senhor, Deus e Salvador, Jesus Cristo, tomou de Nossa Senhora, Rainha da Humanidade, a Santa, Imaculada Virgem Maria, Mãe de Deus. Ele se fez Um em sua Divindade sem confusão e mudança. Ele testemunhou diante de Pôncio Pilatos e, por sua vontade, foi condenado em nosso lugar à Santa Cruz. Verdadeiramente, eu acredito que sua divindade não foi separada de sua humanidade em nenhum momento, nem mesmo por um piscar de olhos. Ele deu o Seu corpo para a remissão de nossos pecados e para dar a vida eterna a todos que partilharem deste corpo. Eu creio, eu creio, eu creio que isto é verdadeiramente este corpo. Amém.”
Está é a sua fé e a minha.
Texto da próxima quinta: Como acreditar?


Tradução: 
Tatiane Rodrigues e Rodrigo Marciano


Nenhum comentário: