quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A Presença Real: Cristo na Eucaristia!

A Eucaristia e a Santidade 

Por que nós acreditamos?


Autor: Padre John A. Hardon, S.J.


A resposta dessa pergunta depende muito se apenas sabemos sobre santidade ou se também a praticamos, ou se a santidade permanecerá apenas uma idéia ou se verdadeiramente nos tornaremos santos. Que diferença!


Por que acreditamos que o mesmo corpo que Cristo teve em sua presença visível na Terra é o corpo, agora glorificado, que nós adoramos e recebemos invisivelmente na Terra hoje? Você percebe? Cristo está na Terra! E a razão, obviamente, é porque Ele nos disse que estaria. E o que Ele disse é verdade porque Cristo, que é Deus, não conhece mentira.



Mas por que acreditamos nos termos das promessas que Ele fez? Quais bênçãos e benefícios Ele assegurou àqueles que acreditam nesse Mistério Eucarístico? Todas as bênçãos que Cristo prometeu para aqueles que acreditam na Santa Eucaristia estão resumidas em Sua própria magistral promessa de vida. Aqueles que acreditam receberão vida e a vida que Ele prometeu era zoé – o tipo de vida que pertence a Deus, o tipo de vida que Pai, Filho e Espírito Santo dividiram e alternaram por toda a eternidade. Aqueles que acreditam, receberão essa vida. Aqueles que não acreditam morrerão. De que tipo de vida Cristo estava falando? Deve ter sido a vida de graça sobrenatural em nossas almas, de envolvimento ou participação em Sua própria vida divina.


Suponha que continuemos fazendo uma série de perguntas em que as respostas podem ser sim ou não:


  • É possível a uma pessoa estar fisicamente viva, mas espiritualmente morta? Sim ou não? SIM.
  • É possível a uma pessoa estar quase viva? Sim ou não? SIM.
  • É possível a uma pessoa estar mais viva do que apenas respirando sobrenaturalmente? Sim ou não? SIM.
  • E finalmente, é possível a uma pessoa estar muito viva na graça divina, vitalmente viva, cheia, latente, vibrante, explodindo com a vida de Deus em sua alma? Sim ou não? Enfaticamente SIM.
Isso, em uma linguagem simples, é o que nosso Salvador prometeu aqueles que acreditam em Sua presença real. Ele assegurou e eles, portanto, assegurou a nós que não estaríamos apenas vivos, mas repletos de Sua vida cheios e fluindo com a força, poder, sabedoria, paz e todas as maneiras de santidade. E é isso que define santidade. É a plenitude das boas coisas de Deus.
O mais, mais e cada vez mais da vida de Deus em nossas almas. Ainda mais, Ele promete que, desde que acreditemos Nele na Eucaristia, Ele sustentará a vida em nossas almas pela eternidade. Em outras palavras, estando vivos Nele agora, jamais morreremos. E o mais maravilhoso, Ele fará ainda com que essa vida se derrame de nossas almas em nossos corpos erguidos das sepulturas no último dia, corpos glorificados pela visão de Deus. Não é de se admirar que a Eucaristia seja chamada de panis vitae, o pão da vida. É isso, e que nos lembremos, e aqui há uma condição, que antes de comermos com os nossos lábios, levemos esse Pão aos nossos corações pela força da fé. Na verdade, se não tivermos primeiramente a fé, nós iremos, como disse Pedro, “comer indignamente”.
Apenas os que acreditam podem se beneficiar desse pão da vida, apenas os que acreditam podem desfrutar do Santíssimo Sacramento, e apenas os que crêem podem crescer em espírito participando dessa Eucaristia, sempre dependendo da medida de sua fé. Aquele que acredita profundamente nessa Presença Real irá gozar amplamente dessa Presença Real; aquele que acreditar de maneira fraca, gozará de acordo. A Eucaristia é capaz de operar milagres em nossas vidas. Ela pode – afinal, a Eucaristia é Jesus. Nosso Salvador realizou e realiza milagres, mas, isso depende das circunstâncias (lembre-se de que Cristo não pode realizar milagres em certos lugares, em razão da falta de fé). Depende, portanto da profundeza e do grau de nossa fé.


Aguarde o texto da próxima semana e mergulhemos cada vez mais no mistério da Santa Eucaristia.
Texto da próxima quinta: Em que acreditar? 


Tradução:
Tatiane Rodrigues e Rodrigo Marciano

Nenhum comentário: